top of page
Buscar
lafaietenetooo

Democracia em apuros?

Muito é discutido, há alguns séculos, sobre qual seria o melhor sistema político. Nessa discussão, há grandes teóricos, entre eles os notórios Adam Smith e Karl Marx. Atualmente, o sistema que predomina na maioria dos Estados é a Democracia Presidencialista, porém, há pessoas que discordam que esse seja o ideal. Entre eles, Brett Hening, escritor do livro "The End of Politicians: Time for a Real Democracy", que serviu de base para uma apresentação em uma conferência do TED Talks, onde Hening defende a evolução da Democracia. Nesse novo modelo, ao invés de eleições, os governantes seriam escolhidos aleatoriamente para compor o Executivo, porém essa seleção aconteceria por meio de uma amostragem por conglomerados que seriam divididos de acordo com idade, gênero, renda, etnia e afins. Apesar dessa teoria ser muito aprazível ao primeiro olhar, não parece tanto ao analisar um pouco mais de perto, pois quem seriam essas pessoas? O eleitor que troca seu voto por 50 reais, sua tia da igreja que acredita que Homossexuais são aberrações, seu vizinho que diz que bandido bom é bandido morto ou o filho dele que pincha "Fora Bolsonaro" nas paredes alheias? Dessa maneira, a maior arma do cidadão, seu voto, seria arrancada das suas mãos, assim como seu ímpeto pela participação política.


Referência: HENNING, Brett. E se substituíssemos políticos por pessoas escolhidas aleatoriamente? TED Talks. 2017. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/brett_hennig_what_if_we_replaced_politicians_with_randomly_selected_people/details?language=pt-br> Acesso em 03 ago de 2021.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

No fundo do HD

Nesse post, irei abordar alguns pontos da obra de Eric Hobsbawn, A Era dos Extremos, que estavam armazenadas em algum lugar empoeirado...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page