Na mitologia grega, Tântalo era um semideus que partilhava da vida divina no olimpo. Lá, ele desfrutava das melhores iguarias dos deuses e vivia festejando com eles. Porém, presume-se que Tântalo divulgou com os mortais segredos que os deuses não queriam que esses tivessem acesso. Sendo assim, foi punido.
Além desse caso, o titã Prometeu roubou o fogo do olimpo e compartilhou com os mortais, e foi acorrentado por Zeus em uma pedra para que diariamente suas entranhas fossem devoradas por um pássaro. Dessa mesma maneira, é notória a punição que Adão, Eva e toda a humanidade recebeu por aqueles provarem do fruto proibido.
Esses casos servem como alusões do que acontece com o homem ao sair do seu estado de inocência e adquirir conhecimento que não se desejava que obtesse. No filme Matrix, aqueles que que podem viajar entre dimensões tomam uma pílula vermelha (Red Pill) para que possam "abrir os olhos" diante do que é escuso.
Hordiernamente, a educação é nossa Red Pill. Não há nada mais libertador do que adquirir conhecimento e passar a enxergar as engrenagens da sociedade e do mundo de forma diferente do senso comum, aprofundada, porém, isso vem com um custo. A partir do momento em que seus olhos se abrem, os problemas que existem por aqui passam a serem vistos e tornassem um incômodo para aqueles que possuem um senso, minimamente, crítico.
Assim, cabe a você decidir se vai ser um Tântalo ou apenas mais um dos que compartilham do néctar dos deuses sem se preocupar com o que acontece no pé do monte Olimpo...
Comments